Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

ALMOFADINHA DE ALFINETES ( biscornu ) - resgatando pontos de bordados de minha mãe


Trabalhar com as antigas linhas da varicor, no linho, me reporta à uma época muito agradável de minha infância. O que aprendi foi vendo minha mãe ( Ana Bianchini ) bordando horas a fio. A cada ponto que era tecido, uma obra de arte estava sendo executada. Muito pouco sei, porque na minha ignorância, não quis avançar mais no aprendizado, por acreditar que mãe é um ser que deveria durar para sempre. Hoje ela não se encontra mais entre nós e com ela se perdeu uma riqueza de informações.
Por ser um trabalho delicioso de se executar e o efeito sempre surpreendente, a qualquer hora relembrar é sempre prazeroso.
Usei um quadrado de 10,5 cm em linho, linhas varicor, rendinha de algodão, agulha e tesoura. A não ser em armarinhos antigos, as linhas da Varicor sairam de linha, pois a fábrica no RJ, fechou ha muitos anos. Possuo algumas deixadas por minha mãe e outras tantas meadas, consegui em estoque de lojas.
Risquei o coração no centro com lápis de ponta fina. Fiz um risco sutil, para que depois de bordado não ficasse marcado.
Comecei com as flores no centro, embaixo do coração, para a composição principal.
Essas flores que seguem não são em croche. Foram bordadas.
Veja em video:

http://www.youtube.com/watch?v=kBtIi1vorG0


 Bordadas as 3 flores, fiz o contorno do coração com um ponto ótimo para fazer cordão:
Bordei, rococós, pontos de nozinhos, e alguns arabescos para concluir o ramo principal:

Risquei e bordei ramas pendentes na parte posterior do coração:

Para a execução dessa peça recorri ao video da Eliana Zerbinatti. As medidas seguem à risca conforme mostra o video, porém por querer destacar pontos de bordado, optei por confeccioná-lo todo à mão: http://www.youtube.com/watch?v=NIYf-LpLd6c
 Depois de fechada a enchi com plumante importado. Finalizei à mão, com rendinha estreita de algodão, em toda volta da almofadinha.
Ela finalizada:


Outra opção:


Seguem outros pontos que executei em tecido de fibra mais grossa, para facilitar a visualização:




Se gostou e quer aprender esses pontos, reuna algumas amigas, me contate por email: ( criscrepaldi1953@gmail.com ) que irei até você.
Obrigada, até o próximo post.

15 comentários:

  1. Que lindeza, Cris, bordado mimosíssimo, tirando o ponto rococó, os outros não conhecia, parabéns! bjos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São pontos deliciosos de executar, Li. Estou executando aos poucos para não perder o fio, rs...
      Obrigada. bj

      Excluir
  2. Amo esses trabalhos. Os seus estão especiais. Parabéns. Já estou te seguindo. bj

    http://celiamartins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá querida,
    Amei seus bordados, muito fofo!!
    Beijos, estou seguindo.
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  4. Cristina,
    cheguei ao seu blog através do blog da Conceição Esteves...
    Sou luso brasileira a residir em Portugal...nasci em maria - São Paulo..., acho que é perto de Rio Claro...
    Os seus trabalhos são maravilhososssss...
    Lembrou-me os trabalhos da Lee Albrecht do blog Flores no Jardim....
    No final do ano estive 5 semanas no Brasil e trouxe para cá uma caixa com os meus trabalhos e linhas varicor...Aprendi um bocadinho a bordar com essa linha quando era uma adolescente...Já lá vai um bom tempo.....tenho 54 anos.
    Ao vr o teu biscornus - almofadinha com coração - bordado a varicor, me intusiamei e logo logo vou aproveitar as linhas que cá tenho em casa....

    Por último, gostei tanto de cá vir, que já me tornei sua seguidora...

    Um grane abraço de Maria Filomena

    do blog Filomena Crochet

    ResponderExcluir
  5. Olá Cristina,
    agora me deu saudades. Quando eu tinha aproximadamente 10 anos, minha mãe matriculou minha irmã mais velha para aprender bordados Varicor e eu achava lindo! Na verdade minha irmã fez o curso porque minha mãe obrigou, pois na verdade nunca mais bordou sequer uma peça. Dia desses eu andei pesquisando e fiquei sabendo que o fabricante já não existia, e agora vejo esse trabalho tão delicado feito por vc.
    É lindo esse tipo de bordado e as linhas tbem.
    Parabéns pela peça.
    Beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Cristina, que coisa mais linda e delicada! Gosto muito dos seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Cristina!

    Chegui aqui por indicação da Conceição do blog Agulhas Soltas. Estou maravilhada com seu bordado, lindo, lindo demais.

    ResponderExcluir
  8. Quem me dera que eu morasse perto de você, assim eu poderia aprender com você.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cristina, tenho tentado comentar e não tenho conseguido, porém vou tentando.
    Já sou sua seguidora faz tempo, e tenho adorado os seus trabalhos ao ponto de publicar no meu blog.
    Espero não se ter importado. Acho que devemos compartilhar daquilo que mais gostamos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi gostaria de saber aonde conseguir linhas varicor, minha mae bordava com estas linhas muitos enxovais quando era mocinha. Eu agora tenho interesse em aprender mas há dificuldade de encontrar as linhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine Oliveira, entre em contato comigo pelo facebook ou por meu @ criscrepaldi1953@gmail.com

      Excluir
  11. Oi Cristina. Eu moro em Recife. Teria muita alegria em fazer um curso online com você. Já pensou em fazer um?

    ResponderExcluir