segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SEGURANÇA E PROTEÇÃO

Quando estamos confeccionando nossos patchs, usamos materiais cortantes e pontiagudos e por esse motivo há que se tomar alguns cuidados básicos para que incidentes ou acidentes sejam evitados. Num simples descuido ou mesmo num momento de desatenção, como já aconteceu comigo, podemos nos machucar.
1 - Para quem usa o cortador circular do modelo com trava, em que você precisa liberar a lâmina e recolhê-la , NUNCA, mas NUNCA MESMO deixe-o com a lâmina para fora, durante seu uso. Se CONDICIONE a recolher a lâmina a cada vez que fizer um corte. Esse simples gesto evitará que você esqueça o cortador sobre a mesa com a lâmina exposta. Imagine uma criança pegando nesse cortador. É de arrepiar, não é? Ou mesmo, uma aluna esbarrar a mão no cortador se ele não estiver bem visível. Todas sabemos como fica uma mesa quando estamos trabalhando. Ou ainda, sua funcionária de limpeza, quando em serviço.
Para quem não está familiarizada com esses materiais que facilitam e muito nosso trabalho, existe no mercado o cortador seguro, que a lâmina permanece protegida por uma capa  e só abaixa quando o usamos. É fantástico. Ganhei de presente de minha querida amiga Ana Salomão da CASINHA DE RETALHO em Santos, numa das oficinas que fiz lá.

2 - Cuidados que você deve ter com sua melhor amiga ( sua máquina de costura ). Após seu uso diário, antes de cobri-la, crie o hábito de colocar um paninho sobre os dentes, abaixar a agulha e abaixar o calcador. Se sua máquina tiver a trava, use-a. Só então faça a limpeza com uma flanela. A agulha ficará protegida de ser quebrada e evitará que alguem se perfure.

3 - Agulhas de mão e máquina enferrujam ou quebram e alfinetes costumam entortar ou perder a ponta. Deixe reservado um vidrinho de remédio vazio, para acondicioná-los. Quando passar por uma farmácia peça que sejam levados juntos com os materiais descatáveis.

Um comentário:

  1. Oi, Gostei muito do seu blog!
    Gostei muito da suas dicas, obrigada!
    Sou sua nova seguidora.
    Bjs

    ResponderExcluir