Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
PATCHWORK e CÃES de RUA me encantam. O primeiro porque faz com que exercite meu lado criativo, o segundo pelo carinho incontestável que me oferecem sem exigência nenhuma. Sou grata a Deus por ser visível aos CÃES DE RUA. Meu lema:"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM" contato @ criscrepaldi1953@gmail.com

Arquivo do blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

COMO COSTURAR O VIÉS E FAZER A VIRADA DE 90°

Esta postagem serve para lhe ajudar de forma simples, como aplicar viés no tecido, fazendo um ângulo de 90º. Usa-se para fazer acabamentos em panos de prato, fraldinhas de bebê e coisas do genero. Trabalhos em  patchwork como paineis, toalhas, etc.. que requerem um acabamento mais delicado, o processo de aplicação de viés é outro, que postarei futuramente.
Usarei para demonstração o viés industrializado, porém se quiser confeccionar o seu num tecido de sua preferência, a forma é a mesma.
1 - Dobre o viés ao meio e vinque com ferro quente.
2 - Coloque a parte onde será costurado o viés, bem rente na linha que define o meio dele.

3 - Onde o trabalho faz o ângulo de 90º, dobre o viés conforme foto. Veja que o tecido fica exatamente alinhado ao centro do viés.
4 - Dobre novamente o viés:
5 - Pelo lado do avesso proceda da mesma maneira.

6 - Volte seu olhar para as fotos e note que na dobra do lado da frente do tecido, o viés se encontra com o vinco virado para sua direita. No lado do avesso do tecido, esse vinco se encontra virado do seu lado esquerdo.
Isto se justifica para que no momento da costura, os dentes da máquina não levante o viés e o deixe "embolado" por baixo.
7 - A costura deve ser feita ( para quem possuir ) em zigue-zague. E esse zigue-zague deve ser costurado no centro do viés. Assim você terá certeza que os dois lados estarão costurados.
8 - Nunca passe a costura, pegando, parte do viés, parte do tecido.
9 - Como ficará a frente:
10 - Como ficará o avesso:
Abraços.



13 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho de sua generosidade em compartilhar essa ótima dica!
    Que Deus siga abençoando todo trabalho de suas mãos!
    Beijos
    Ligia

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina!!!
    Comprei a revista Patch & Afins e vi teu trabalho, amei.
    Resolvi dar uma espiada no teu blog. Estou encantada com tantos trabalhos maravilhosos, sem falar nas dicas, que para quem está começando com o patchwork é uma mão na roda (como se diz aqui no sul).
    Já sou tua seguidora, e com certeza passarei por aqui com bastante frequência.
    Bjus e bom fim de semana.
    Luisa.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosos são os seus trabalhos! Obrigada por sua generosidade em passar seus saberes! Bj, Patricia Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Cristina. Estou começando nas artes de tecido e vou te contar, pregar vies era um bicho de onze cabeças, fazer a vira então ......... agradeço o carinho com que explicou facilmente a vencer minha dificuldade. Parabéns e que Deus te ilumine. Bjm Ivana Thiago

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Cristina....

    Quero parabeniza-la pelo maravilhoso PAP....nao tem igual...
    Sou uma aprendiz de artesã e sempre quero aprender coisas novas, porem quando falava em pregar viés....nossa...eu corria...
    Pregar até que quebro um galho, mas a costura ficar certinha do lado direito e do avesso....isso era impossivel...e os cantinhos...entao....
    Agora nao....ja nao tenho mais medo do bicho papao chamado Viés.

    Muito obrigado por compartilhar.

    Bjs

    Rita

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Muitíssimo obrigada por fazer com que eu não desistisse do viés.. NUNCA havia conseguido costurar um. Mas após esta explicalção genial consegui costurar a minha primeira paça com um viés muito bem feito!!!
    Parabéns, e obrigada de coração!!
    Bjs,
    Aline

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela dica! Adorei conhecer seu blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Venho assistindo ao Utube tuas magnificas aulas, de forma didática (sou pedagoga rs) e amo tudo que vc faz! Mãos abençoadas! Espírito de Luz! Agora veho ao teu blog e me deparo com a tua generosidade com nossos irmãozinhos peludos! Realmente vc é ser abençoado de muita luz! A costura entrou em minha vida a 3 meses. Perdi minha mãe querida e fiquei literalmente louca, perdida, morri em vida! Meu marido me ofereceu uma maquina pra eu brincar, ocupar minha cabeça, e comecei fazendo almofadinhas, capa pra cesto de vime, coisas simples, porem requereram minha criatividade, cálculos, coisas que ocuparam realmente minha mente. A necessidade me fez vir a internet buscar conhecimento e vc meu amor, anjo, tem me ajudado muito, tanto nas costurinhas quanto a superar minha dor. Deus a ilumine, proteja, abençoe e a tenha na mais alta consideração. Paz e Luz a ti e aos teus! Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dizer de palavras tão generosas, minha amiga? Lhe desejo que o patchwork seja uma terapia que lhe traga alegrias e vontade de viver. Lembre-se: - Quanto maior a saudade que um ente querido que partiu deixou, maior será a alegria no reencontro. Feliz Natal em família e que 2014 lhe traga muitas alegrias. beijos com carinho.

      Excluir
  9. Maravilhoso, parabéns pelos seus lindos trabalhos!! Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  10. Excelente dica, obrigada! Parabéns pelos trabalhos lindos que você faz! Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  11. Sensacional! Obrigada por compartilhar mais essa dica!

    ResponderExcluir
  12. Sensacional! Obrigada por compartilhar mais essa dica! Eu mesma errava muito pois pregava muito na beirada do tecido!

    ResponderExcluir